Escondidinho de mandioca com carne de sol
A carne de sol, diferente do charque e da carne seca, passa por um processo de salga e desidratação mais leve e é muito consumida na culinária típica do Mato Grosso do Sul em muitos pratos, como o escondidinho!
Cozinhe a mandioca até que fique bem macia, quase desmanchando. Depois acrescente o creme de leite mais uma pitada de sal e misture bem, para ficar cremosa como na foto.
Dica: Como a mandioca é bem consistente, você poderá utilizar um mixer ou a batedeira para auxiliar na mistura do purê para que fique bem uniforme.
Para o recheio deixe a carne de sol por algumas horas de molho na água, isso ajuda na retirada do excesso de sal (cerca de 2 a 3 horas). Depois corte-a em cubos e leve para a pressão de 30 a 40 minutos ou até que fique bem macia.
Enquanto a carne cozinha, aproveite esse tempo para picar os ingredientes do tempero! Aqui utilizei alho, cebola, tomate, pimenta cambuci e cheiro verde.
Assim que a carne estiver cozida e bem macia, basta desfiá-la com o auxílio de um garfo.
Continue preparando o recheio deste escondidinho de carne de sol com mandioca: numa panela, refogue o alho, a cebola e a pimenta com um fio generoso de azeite.
Acrescente a carne de sol desfiada, o tomate e o cheiro verde. Refogue um pouco mais, somente para pegar os sabores dos temperos e o seu recheio estará pronto!
Unte um refratário de vidro com manteiga e despeje nele metade do purê de mandioca.
Ajeite o recheio de carne de sol desfiada por cima do purê de mandioca e coloque requeijão cremoso a gosto, conforme ilustrado na foto.
Agora basta cobrir com o restante do purê e adicionar por cima bastante mussarela ralada e parmesão fresco ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 108 ºC até que o queijo esteja bem gratinado.
Dica: O parmesão ajuda a deixar aquele gratinado lindo, não deixe de usar!
E estará pronto o seu escondidinho de carne de sol com mandioca e requeijão! Sirva com arroz branco e salada e bom apetite.
FONTE:tudoreceitas