Filé mignon com molho especial

Esta receita de filé mignon com molho especial é para aquelas ocasiões em que você quer surpreender à mesa! É ideal para o Dia das Mães, para o Dia dos Namorados, aniversário de casamento e tanto mais. O filé mignon fica muito macio e suculento e o molho, preparado com creme de leite e pimenta, super combina!

Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Limpe o filé mignon retirando o excesso de gordura e corte em duas ou três metades, de forma a que seja mais fácil cozinhar na frigideira. Tempere com sal e pimenta moída – seja generoso na pimenta, para conseguir um gostinho de pimenta mais intenso nesta receita!

Dica: Para que fique suculenta, é importante que a carne esteja em temperatura ambiente na hora de cozinhar.

2

Leve ao fogo alto uma frigideira com um fio de azeite e, quando estiver quente, coloque o filé mignon. Sele o filé mignon de todos os lados, ou seja, frite-o até ficar douradinho – isso preserva os sucos no interior da carne, garantindo maior suculência! Retire a carne para um prato e reserve.

Dica: Neste passo a carne não precisa cozinhar, somente ficar dourada por fora.

3

Mantenha no fogo a frigideira onde selou a carne e coloque nela os grãos de pimenta, para começar preparando o molho de pimenta para filé mignon. Baixe o fogo e deixe por 1 minuto, para dourar os grãos e ativar seu aroma.

4

Depois adicione o conhaque e deixe ferver por 2 minutos, para eliminar o álcool.

Dica: O conhaque confere um gostinho muito especial neste molho mas, se você preferir, pode substituir ele por whisky ou simplesmente por vinho branco seco.

5

Em seguida coloque o creme de leite e mexa. Acerte o sabor com um pouco de sal, lembrando que a carne foi previamente temperada com sal.

6

Corte o filé mignon em fatias grossas (com 1-2 dedos de espessura), para que seja mais fácil cozinhar e porcionar. Poderá observar que ele está cru no interior, no entanto terminará de cozinhar no passo seguinte.

7

Devolva o filé mignon à frigideira e deixe cozinhar por 20 minutos, tampando ligeiramente para o molho não evaporar. Se, ainda assim, o molho ficar muito espesso, coloque mais um pouco de creme de leite ou até leite.

8

Quando o filé mingon estiver pronto e o molho estiver apurado, pode servir! Este molho para filé mignon com creme de leite combina muito bem com espaguete ou purê, por isso prepare uma destas opções para servir junto. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

FONTE:tudoreceitas

    Leave Your Comment Here